19/10: Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita
No
Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, comemorado no terceiro sábado de outubro, o Brasil promove diversas ações para aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis. A data tem como objetivos principais:
- Conscientizar a população sobre os riscos da sífilis, tanto adquirida quanto congênita, uma infecção transmitida sexualmente e de mãe para filho durante a gestação.
- Incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento imediato da sífilis, especialmente em gestantes, a fim de prevenir a sífilis congênita, que pode causar graves complicações para o bebê, como malformações, abortos ou até morte.
- Promover a participação de profissionais e gestores de saúde em atividades e campanhas educativas, destacando a necessidade de incluir o exame de sífilis no pré-natal e de tratar adequadamente a doença.
- Reforçar a importância da prevenção por meio do uso de preservativos e da realização de exames regulares, especialmente em pessoas sexualmente ativas.
Essa data é uma oportunidade de unir esforços entre o governo, profissionais de saúde e a sociedade em geral para reduzir os casos de sífilis no país e suas consequências, especialmente entre gestantes e recém-nascidos.