Doença viral provocada pelo vírus do herpes simples, na grande maioria dos casos o tipo 2 (HSV-2), mas pode ser provocado pelo tipo 1 (HSV-1), relacionado ao herpes labial, por meio do contato oral-genital (sexo oral desprotegido).
Usualmente se manifesta por vesículas (bolhinhas) que coçam, ardem e doem, e que rapidamente se transformam em pequenas feridas (semelhantes a aftas) nas áreas genitais ou proximidades, mas podem comprometer as nádegas, o períneo e o ânus.
Em geral o quadro é mais grave quando se manifesta após a infecção (primo-infecção), e mais brando nas recorrências (lesões que somem e reaparecem ao longo da vida).
O tratamento, embora não cure definitivamente a doença, alivia os sintomas, apressa o desaparecimento das lesões e reduz o risco de transmissão sexual.
As mulheres gestantes, portadoras de herpes genital, merecem um cuidado especial, pela possibilidade de infecção do bebê durante o parto, ocasionando doença potencialmente grave no RN.
Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.