Doença bacteriana provocada pela Neisseria gonorrheae, também conhecida por gonococo, que se caracteriza por corrimento, geralmente purulento, pelo canal urinário, acompanhado de ardência e/ou dor ao urinar. Se não tratada adequadamente pode provocar inflamação dos testículos e levar à incapacidade de gerar filhos.

O gonococo também pode infectar, dependendo do tipo de relação sexual, o reto (pelo sexo anal) e a faringe (pelo sexo oral).

Excepcionalmente pode haver infecção generalizada comprometendo órgãos internos.

Uretrites não gonocócicas

Doenças produzidas por outros agentes, que não o gonococo, principalmente pela Chamydia trachomatis e que se caracteriza por corrimento uretral, geralmente discreto, com sintomas urinários mais brandos do que os da uretrite gonocócica. Se não tratada adequadamente também pode levar à incapacidade de gerar filhos.

Cervicites mucopurulentas

Doenças decorrentes da inflamação do colo do útero provocadas principalmente por Neisseria gonorrheae e Chamydia trachomatis, particularmente em mulheres jovens, com idade inferior a 25 anos.

A grande maioria dos casos (70% a 80%) não apresentam quaisquer sinais ou sintomas, mas as cervicites podem produzir, entre outros: corrimento vaginal, sangramento anormal (fora do período menstrual) e dor às relações sexuais. Se não adequadamente tratadas podem levar a dor crônica no baixo ventre (Doença Inflamatória Pélvica – DIP), gravidez fora do útero, e esterilidade (incapacidade para engravidar).