APRESENTAÇÃO

A Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis – (SBDST-SP) foi criada em 2002 e, em consonância com os objetivos da SBDST, tem como missão cooperar com as instituições públicas e privadas de saúde, com a sociedade civil organizada e com a população em geral, nos esforços de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e outras infecções. Para tanto, desde sua criação, se dispõe a apoiar tecnicamente os programas de saúde pública, promover e realizar eventos científicos locais e regionais, como congressos, jornadas, simpósios e reuniões científicas periódicas, além de participar, em parceria, na elaboração e execução de treinamentos institucionais com vista à capacitação de profissionais. Todas estas atividades visam melhor qualificação dos profissionais de saúde para o manejo adequado destas infecções nos diferentes níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), controlando e/ou reduzindo os agravos impostos por estas doenças à saúde das pessoas.

ATA DE FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – REGIONAL SÃO PAULO

Aos vinte e seis dias do mês de setembro de dois mil e dois, reuniram-se os médicos abaixo assinados na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp para deliberarem sobre a criação e aprovação dos estatutos e eleição da primeira diretoria da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Regional São Paulo. O Prof. Paulo César Giraldo (Diretor da Área de Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas e 1o. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de DST, gestão 2002-04) e o Prof. Geraldo Duarte (Diretor da Divisão de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), relataram a importância da criação desta regional, tendo em vista os relevantes serviços que poderiam ser prestados a fim de combater a propagação das DST em nossa população e, sobretudo, por contar com um quadro de fundadores de alta qualidade técnico-científica e expressiva atuação na atenção global às DST. Por decisão unânime foram aprovados a criação, os estatutos e a primeira diretoria para o biênio 2002/2004, que ficou assim constituída:

Diretoria:

Presidente – Geraldo Duarte – Ribeirão Preto

1o. Vice-Presidente – Iara Moreno Linhares – São Paulo

2o. Vice-Presidente – Valdir Monteiro Pinto – São Paulo

1o. Secretário – Silvio Antonio Santos Pereira

2o. Secretário – Bruno Pompeu Marques – Santos

1o. Tesoureiro – Elucir  Gir – Ribeirão Preto

2o. Tesoureiro – Vicente Bagnoli

Diretor Científico – Paulo César Giraldo – Campinas

O Prof. Mauro Romero Leal Passos, um dos fundadores, 1o. Presidente da SBDST e atual Diretor Científico da gestão 2002-4, esteve presente como representante da Diretoria da SBDST, dando posse aos membros dirigentes da SBDST Regional São Paulo.

Ficou decidido que a Diretoria dará prosseguimento formal ao ato de criação da SBDST – Regional São Paulo com o registro dos estatutos assim como registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Como último item de pauta o Prof. Giraldo apresentou síntese do Estatuto da Sociedade (abaixo descrito), que deverá direcionar os trabalhos da regional. Após calorosa discussão dos pontos mais relevantes, o Estatuto foi aprovado por unanimidade pelos membros ali presentes.

Silvio Antonio Santos Pereira

Secretário da SBDST-Regional São Paulo