You are currently viewing Tenho corrimento, então estou com DST?

A possibilidade de muitas mulheres apresentarem corrimento vaginal durante sua vida é alta. Mesmo em idade bem tenras, é possível que crianças e meninas se queixem de umidade além do normal em suas regiões íntimas, quase sempre acompanhadas de odores desagradáveis e muitas vezes com coceiras.

Dra. Rose Luce esclarece dúvida

A cada 3 mulheres adultas que procuram um consultório médico especializado em Ginecologia, uma tem como queixa principal a presença de corrimento vaginal. É verdade que nem sempre o corrimento vaginal é manifestação da presença de alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST), porém fazer a distinção entre qual corrimento é DST e qual não o é, as vezes é tarefa difícil.

Abaixo listei algumas perguntas feitas por pacientes do AIG/Unicamp e consultório particular.
As respostas são postas em forma coloquial para facilitar o entendimento, não se pretende aqui encerrar o assunto, principalmente porque diagnósticos são ações exclusivas de médicos especialistas e devem ser feitas na privacidade do consultório.

O QUE É CORRIMENTO VAGINAL?

É quando você percebe umidade ”diferente”, em geral para mais, na região íntima que a incomoda associada a pelo menos um desses outros sintomas: mau cheiro, ardor vaginal ou coceira. O corrimento pode apresentar cores diversas, como branco, amarelado ou esverdeado.

CORRIMENTO VAGINAL É SEMPRE DOENÇA?

Às vezes o corrimento que você está percebendo é normal, resultado de lubrificação vaginal aumentada ou de fases do seu ciclo menstrual. Quase sempre esse tipo de corrimento “saudável” se mostra em pequena quantidade, sem cor e sem os outros sintomas associados (mau cheiro, ardor vaginal ou coceira).

MINHA CALCINHA COSTUMA FICAR MOLHADA. É DOENÇA?

Umidade íntima é natural e saudável, desde que não venha acompanhada de sintomas como coceira, mau cheiro e ardor vaginal.

QUAL O SIGNIFICADO DE EU TER CORRIMENTO NA VAGINA?

  1. Pode significar que você tem Candidíase ou Vaginose Bacteriana: São corrimentos vaginais causados por alterações no número de fungos e/ou lactobacilos* dentro da sua vagina.
    Notícia boa: Não é uma Doença Sexualmente Transmissível.
    Notícia ruim: Precisam ser tratadas por Médico Ginecologista.
    *Lactobacilos: bactérias que “moram” dentro da vagina e são protetoras
  2. Pode significar que você tem uma Doença Sexualmente Transmissível: Alguns corrimentos são DST, e por isso mesmo você precisa ser examinada por um Ginecologista o mais breve possível, seu parceiro sexual também precisa ser examinado.

MINHA MÃE VAI SABER QUE JÁ TRANSEI SE EU FALAR QUE TENHO CORRIMENTO VAGINAL?

Muitas mulheres jovens (adolescentes) não procuram o médico Ginecologista porque acham que ter corrimento vaginal irá significar que ela já teve relação sexual. Não é verdade! Você pode estar com Candidíase ou Vaginose Bacteriana. Ou quem sabe, apenas uma irritação por hábitos de higiene inadequados.

COMO EVITO TER CORRIMENTO VAGINAL?

Ter lubrificação vaginal é saudável, então se seu corrimento for sem cheiro, sem ardor ou sem coceira não precisa evitá-lo. Usar corretamente a camisinha irá lhe proteger contra as DST, além disso, visitas regulares ao Médico Ginecologista são recomendáveis para orientá-la sobre corrimentos saudáveis e não saudáveis.